domingo, 15 de abril de 2012


HISTÓRIA DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NO BRASIL
A informática educativa teve o seu início no Brasil na década de 70, mais exatamente no ano de 1971 com a discussão do uso de computadores no ensino de Física em seminário na Universidade de São Carlos. A partir do ano de 1973 algumas universidades foram as responsáveis pelas primeiras experiências no uso de computadores na educação brasileira, que foram a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo considerada a pioneira no uso do computador em atividades acadêmicas, onde em 1973 fez uso do computador como recurso para avaliação na disciplina de química, através do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) e o Centro Latino-Americano de Tecnologia Educacional (CLATES).
Já na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1973 nas primeiras iniciativas foram utilizados terminais de teletipo e display em simulações de física no curso de graduação, na mesma época foi desenvolvido o software SICAI pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) que era utilizado para avaliar alunos de pós-graduação em Educação.
E nos de 1975 e 1976, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) partindo do documento “Introdução de computadores das Escolas de 2º Grau”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade e financiado pelo acordo entre Ministério da Educação (MEC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) iniciou uma cooperação técnica dos cientistas Seymour Papert e Marvin Minsky e do MEDIA-Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos Estado Unidos, onde saiu um grupo interdisciplinar para realizar as primeiras investigações a respeito do uso de computadores na educação fazendo uso da linguagem de programação chamada de Logo na educação de crianças, fato que ocorreu a partir de 1977.
Ainda na década de 70, o Brasil definiu um caminho próprio de informatização da sociedade, tendo como fundamento de que tecnologia não se compra, mas é criada por pessoas, estabelecendo políticas públicas voltadas para a construção de uma indústria própria, com o objetivo de garantir segurança e desenvolvimento da nação.
Com isso o governo criou a Comissão Coordenadora das Atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE), à Empresa Digital Brasileira (Digibras) e à Secretaria Especial de Informática (SEI). E a SEI tinha como função promover e estimular a informatização da sociedade brasileira, com o objetivo de capacitar de forma científica e tecnológica para promover a autonomia nacional.
No ano de 1981 foi realizado o I Seminário Nacional de Informática na Educação, na Universidade de Brasília (UnB) que partiu da necessidade de consultar a comunidade técnico-científica nacional pela equipe intersetorial formada por representantes da SEI, MEC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o objetivo de discutir uma proposta nacional do uso de computadores na educação.
Na realização desse seminário surgiram muitas recomendações para norteamento do movimento das quais se tiveram destaque as relacionadas à importância de que as atividades de informática da educação fossem distinguidas por valores culturais, sociopolíticos e pedagógicos da realidade brasileira, mas que prevalecesse a questão pedagógica sobre as questões tecnológicas. Foi nesse seminário que surgiu a primeira ideia de implantação de projetos-pilotos em universidades, projetos esses executados de forma experimental e que serviriam como subsídios para futuro programas.
Logo após esse seminário foi proposto a elaboração de subsídios para um futuro Programa de Informática na Educação, por um grupo de representantes do MEC, SEI, CNPq e da Finep. E no mês de dezembro de 1981 foi apresentado o primeiro modelo de funcionamento de um futuro sistema de informática na educação brasileira, modelo este divulgado no documento “Subsídios para implantação do Programa Nacional de Informática na Educação”.
A partir de 1982, como base nos registros do MEC são inúmeros os fatos que marcaram a história da informática educacional no Brasil.  Em 1982 ocorreu o segundo Seminário Nacional sobre a Informática na Educação, na Bahia.  No ano seguinte é criada a Secretaria Especial de Informática que teve como sua principal contribuição a criação do Projeto EDUCOM que visava a implantação de centros pilotos para o desenvolvimento de pesquisas na área de informática na educação. Em Janeiro 83: foi criada, no âmbito da SEI, a Comissão Especial  no  11/1983 – Informática na Educação, por meio da Portaria SEI/CSN/PR no 001/1983.Agosto/83: publicação do Comunicado SEI, solicitando a apresentação de projetos para a implantação de centros piloto junto às universidades. Março/84: aprovação do regimento interno do Centro de Informática Educativa (Cenifor) e do Funtevê, Portaria nº 27, de 29 de março de 1984. Julho/84: assinatura do Protocolo de Intenções MEC/SEI/CNPq/FINEP/Funtevê para a implantação dos centros-piloto, e delegação de competência ao Cenifor e expedição do Comunicado SEI/SS no 19, informando subprojetos selecionados: UFRGS, UFRJ, UFMG, UFPE e Unicamp. Agosto/85: aprovação do novo regimento interno do Cenifor, Portaria Funtevê no 246, de 14 de agosto de 1985. Setembro/85: aprovação do Plano Setorial – Educação e Informática pelo Conin/PR. Fevereiro/86: criação do Comitê Assessor de Informática na Educação de 1o e 2o  Graus – Caie/Seps. Abril/86: aprovação do Programa de Ação Imediata em Informática na Educação e extinção do Caie/Seps e criação do Caie/MEC. Maio/86: coordenação e supervisão técnica do Projeto Educom são transferidas para a Seinf/MEC. Julho/86: instituição do I Concurso Nacional de Software Educacional e da Comissão de Avaliação do Projeto Educom. Junho/87: implementação do Projeto Formar I, Curso de Especialização em informática na Educação, realizado na Unicamp. Julho/87: lançamento do II Concurso Nacional de Software Educacional. Novembro/87: realização da Jornada de Trabalho de Informática na Educação: Subsídios para Políticas, UFSC, Florianópolis/SC, e início da implantação dos Cieds. Setembro/88: realização do III Concurso Nacional de Software Educacional. Janeiro/89: realização do II Curso de Especialização em Informática na Educação – Formar II. Maio/89: realização da Jornada de Trabalho Luso Latino-Americana de Informática na Educação, promovida pela OEA e Inep/MEC, PUC/Petrópolis/RJ. Outubro/89: instituição do Programa Nacional de Informática Educativa – Proninfa – na Secretária-geral do MEC. Março/90: aprovação do regimento interno do Proninfa. Junho/90: reestruturação ministerial e transferência do Proninfa para a Senete/MEC. Agosto/90: aprovação do Plano Trienal de Ação Integrada – 1990/1993. Setembro/90: integração de metas e objetivos do Proninfe/MEC no Planin/MCT. Fevereiro/92: criação de rubrica específica para ações de informática educativa no orçamento da União. Abril/97: lançamento do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Em 2005: o Ministério da Educação cria o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Para mais informações clique aqui.

Um comentário:

  1. How to deposit money at casinos - Dr.MD
    The quickest way to 포천 출장안마 do that is to 문경 출장샵 go to the “Deposit” option. You can deposit money 안산 출장샵 from 익산 출장안마 your browser and then you can deposit it 광양 출장샵 to a casino account

    ResponderExcluir